segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Porto Freguesia lança consultoria para famílias com dificuldades

Porto Freguesia lança consultoria para famílias com dificuldades

A União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, no Porto, lançou esta semana um serviço de consultoria para apoiar famílias com constrangimentos financeiros, que visa "mitigar os impactos negativos da sua situação económica" atual.
O presidente da União de Freguesias, Nuno Ortigão, afirmou hoje à Lusa estimar que, tendo em conta o conhecimento da realidade social do território, cerca de mil famílias estarão em situação de dificuldade financeira e este novo serviço, gratuito para a população, poderá ser uma mais-valia para as ajudar a contornar a situação.
PUB
De acordo com números disponibilizados pela autarquia, 400 famílias recorrem atualmente a programas de ajuda alimentar, 2.228 pessoas estão desempregadas e inscritas no Centro de Emprego, sendo que a maioria (1.485) não recebe subsídio.
"Sabemos também que 550 pessoas recebem o Rendimento Social de Inserção, totalizando 1.264 beneficiários", referiu, sustentando que "esta realidade retrata a necessidade do serviço de consultoria para o apoio às famílias e para a reestruturação do seu orçamento familiar".
O atendimento à população decorre às segundas-feiras de manhã, no edifício de Aldoar, sendo feito por responsáveis da Associação Ipsum Home, uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo transmitir e divulgar às famílias um conjunto de boas práticas que promovam uma gestão financeira equilibrada e responsável dos seus recursos.
Arnaldo Rodrigues, da Associação, considerou à Lusa que, atualmente, o grande problema das famílias é conseguir reduzir custos e diferenciar o essencial do supérfluo.
Na generalidade, disse, "as famílias não têm um orçamento familiar definido" e "denotam uma grande irresponsabilidade no custo, gastando tudo o que recebem, muitas vezes sem fazerem contas".
"O nosso objetivo é conseguir que as famílias sejam capazes de criar almofadas, para que não tenham sustos ao longo da vida", mas antes precisam de cortar nos custos, advertiu.
Referindo casos de famílias com dificuldades financeiras que têm assinaturas de canais de televisão por cabo codificados, bem como pessoas que tomam diariamente o pequeno-almoço fora de casa e outras que têm três contas bancárias sem necessidade, Arnaldo Rodrigues vincou que, por ventura, estes são exemplos de gastos desnecessários.
Consulta de diagnóstico, ajuda na criação do orçamento familiar, elaboração de proposta de reajustamento financeiro e de planos de formação vocacionados à reeducação financeira, são alguns dos serviços prestados à população.
Nuno Ortigão referiu que este contrato com a Associação Ipsum Home, que tem a validade de seis meses, "com avaliação nos primeiros dois", tem um custo de 1.440 euros.
De acordo com os Censos 2011, Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, que tem uma área de 7,36 quilómetros quadrados, conta com uma população de 28.858 habitantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário