terça-feira, 5 de agosto de 2014

NANOCREDITO . Apostamos nos Jovens

  • O nanocrédito é uma ideia surgida no seio da equipa da Área Transversal de Economia Social da Universidade Católica Portuguesa (Porto) que desafiou, para a sua implementação, a IPSUM Home, associação privada sem fins lucrativos, em desenvolvimento na incubadora desta universidade cuja missão é promover a educação e o aconselhamento financeiro preferencialmente de famílias de baixos rendimentos.
  • Trata-se de um tipo de crédito que consiste em empréstimos de valor muito baixo (um nanogésimo do PIB, ou seja, 166 euros para os valores actuais do PIB português) concedidos a grupos de jovens preferencialmente entre os 14 e os 18 anos.
  • Estes grupos devem utilizar estes empréstimos para desenvolverem actividades onde esteja presente um objectivo social e que lhes permitam reembolsar integralmente o empréstimo, se possivel com algum retorno financeiro.
  • Esse objectivo social pode ser conseguido de forma directa ou indirecta. No primeiro caso as actividades visam directamente a resolução de um problema social, ou outro fim de interesse colectivo. No segundo caso é o retorno financeiro dos empréstimos que deve ter uma utilização com este tipo de objectivos.
  • Com este género de créditos visa-se contribuir para a educação financeira e cívica dos jovens e para estimular a sua capacidade empreendedora.

Sem comentários:

Enviar um comentário